Cinema de Animação
icon-curso-anima

Fornecer aos interessados a oportunidade de adquirir os conhecimentos técnicos suficientes ao desenvolvimento das atividades de animação, bem como uma vivência profissional de um ateliê de animação através da produção de um vídeo animado. Conta com aulas expositivas e práticas das técnicas de Desenho e Desenho Animado passando por todo o processo da produção de um vídeo de animação (da elaboração do roteiro à finalização).

Ementa

Cinema de Animação – 60 horas/aula

  1. O que é animação
  2. História da animação no Brasil e no Mundo
  3. Brinquedos Ópticos
  4. As técnicas de animação
  5. Os 12 princípios básciso da animação
  6. Desenho animado – 2d
  7. StopMotion
  8. Pixilation
  9. Roteiro e Storyboard
  10. Design de Personagens e Cenários
  11. Edição e Finalização
  12. Leis de incentivo
Professores

Levi Magalhães

Levi Magalhães, nascido em Teresina-PI, atualmente cursa o Ensino Superior na graduação em Cinema e Audiovisual da UFC – Turma 2013.1. Em Teresina-PI, desenvolveu trabalhos como ilustrador (em livros, estampas de camisetas, salões de humor e caricaturas) e ator. Em Fortaleza-CE, fez o Curso de Cinema de Animação pelo NUCA (Núcleo de Cinema de Animação da Casa Amarela), onde realizou o premiado curta-metragem “VIDA” e “BEM-ME-QUER”. Levi Magalhães atua como diretor, animador, oficineiro, fotografo e editor.

Josimário Façanha

Josimário Façanha, cearense, trabalha com cinema de animação desde 1995, quando fez o curso de cinema de animação na Casa Amarela Eusélio Oliveira, da Universidade Federal do Ceará. Animador de várias técnicas, já trabalhou para dezenas de filmes animados. Em 2006, realizou seu primeiro curta metragem, Uma Odisséia no Sertão, com 8 minutos de duração. Foi responsável técnico e artístico do NUCA – Núcleo de Cinema de Animação/ CE, entre 2009 e 2016. Trabalhou na abertura da série “Angeli the killer” da Koala Filmes em São Paulo. Hoje, é assistente de direção e animador principal das séries para televisão “Um Conto em Cada Ponto” e “Eric Acorde” da Tusche Produções.

Daniel Chastinet

Graduado em Engenharia Civil na Universidade Federal do Cear, e Técnico em Animação Gráfica para Jogos Eletrônicos pelo Porto Iracema das Artes. Também concluiu cursos como: Curso de Oficina Criativa, Laboratório de Linguagens Visuais. Produziu a Direção de arte para albúm da banda Selvagens à Procura de Lei, o Design Gráfico para produtora Nígeria Audiovisual (Areia Loteada e Defensorxs), Ilustrações para Revista Super Interessante e esteve na Exposição individual no Centro Cultural Banco do Nordeste de Juazeiro do Norte, durante a Mostra Sesc Cariri.

Clayton Bochecha

Clayton Bochecha, dedicou-se durante sete anos a trabalhos de arte educação em organizações não-governamentais lecionando: Dança de rua e Percussão. Sentindo a necessidade de aprender outras linguagens artísticas para proporcionar aos seus alunos mais conhecimento, ele começou a pesquisar e fazer experimentos em animação stop motion, hoje se tornando sua principal linguagem artística. Atualmente, dirige o seu próprio estúdio de animação a “Bochecha Estudio” onde produz curtas-metragens e comerciais em animação e ministra cursos e oficinas de animação stop motion e fotografia em entidades educacionais.

Gustavo Belo

Gustavo Belo é Técnico em Cinema de Animação na Universidade Federal do Ceará, sendo responsável pela gestão do Núcleo de Cinema de Animação da Casa Amarela Euselio Oliveira. Atuou por bastante tempo no mercado publicitário na área de Motion Design e Animação 3d, passando pelas principais agências e produtoras do estado do Ceará. Graduando em Publicidade e Propaganda, já fez alguns cursos na área de Roteiro, Storyboard e Motion Graphics.