Curso de Fotografia
icon-curso-fotografia

Com mais de 40 anos de existência, o curso visa capacitar os participantes com conhecimentos básicos, através de aulas teóricas (expositivas) e práticas de técnicas fotográficas, abrangendo aspectos artísticos e culturais da linguagem fotográfica, para o desenvolvimento de atividades, tanto a nível amador como para entrada no mercado de trabalho.

Ementa

Fotografia – 60 horas/aula

  1. Origens da Fotografia (definição, história, primeiras imagens fotográficas, primeiros fotógrafos, fotografia moderna)
  1. Princípio da câmara escura 
  1. A luz e suas características (natureza da luz, luz natural e luz artificial, qualidade da luz) 
  1. A câmera fotográfica / Tipos de câmera / Adequações de cada tipo de câmera (usos específicos)
  1. Controle de exposição / Abertura x Velocidade
  1. Foco / Profundidade de campo
  1. Tipos de arquivos digitais 
  1. Sensibilidade (ASA/ISO) / Temperatura de Cor / Balanço de Branco
  1. Flash (uso do flash em situações extremas, uso do flash para pequenos incrementos e para equalizar situações de luz distintas)
  1. Estatuto da imagem fotográfica (implicações morais e éticas, uso de imagem) 
  1. Fotografia como arte x Arte fotográfica 
  1. Mercado de fotografia 
  1. O ensaio Fotográfico
Professores

Fernando Jorge 

Fotógrafo e professor de fotografia, tem mestrado em Comunicação e Artes na Universidade Nova de Lisboa. É formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará, com especialização em Teorias da Comunicação e da Imagem. Leciona na Travessa da Imagem e na Casa Amarela Eusélio Oliveira, equipamento da Universidade Federal do Ceará. Já expôs em mostras coletivas, como o Festival de Fotografia de Tiradentes 2016, os Encontros de Agosto 2011, 2012 e 2014, DeVERcidade 2007, a XIV Unifor Plástica e a exposição Postais do Ceará. Fez parte do conselho curador dos Encontros de Agosto 2013. Seu trabalho Memento Mori foi contemplado com o Prêmio Chico Albuquerque de Fotografia.