Cine Ceará e Ancine realizam seminário sobre planejamento e prestação de contas em projetos audiovisuais
seminario-ancine-01

 

O Cine Ceará e a Agência Nacional do Cinema – Ancine realizam, nos dias 22 e 23 de junho, o seminário “Do Planejamento à Prestação de Conta”. Destinada a produtores, cineastas, estudantes do último ano de Cinema, além de profissionais de contabilidade e advocacia atuantes em projetos audiovisuais aprovados na ANCINE, a atividade tem por objetivo capacitar os profissionais do estado no formatação e execução de projetos audiovisuais.

Realizado com o apoio da Universidade Federal do Ceará (UFC), através da Casa Amarela Eusélio Oliveira, o seminário acontecerá no auditório da Pós-Graduação em História da UFC (Av. da Universidade, 2762 – Benfica). As inscrições devem ser feitas até 20 de junho através do site do Festival (www.cineceara.com). São disponibilizadas 45 vagas.

Dividido em dois momentos, o Seminário começa no dia 22, das 14h às 18h, com a palestra “Panorama dos Mecanismos de Financiamento ao Setor Audiovisual”, proferida pelo Coordenador de Articulação Institucional para Ações de Fomento da Ancine, Rodrigo Camargo. A apresentação mostrará os atuais mecanismos de incentivo à realização de produtos audiovisuais disponibilizados e operados pela Ancine, em especial a linhas de financiamentos e ações do Fundo Setorial do Audiovisual.

No dia 23, de 8h às 12h e das 13h30 às 16h, o assunto em pauta será “Planejamento, Execução  e Prestação de Contas de Projetos Audiovisuais”, apresentado por Maurício Bortoloti, Coordenador de Prestação de Contas da Ancine. A palestra visa instruir os agentes de mercado sobre a execução de orçamentos para projetos audiovisuais e o passo a passo para a prestação de contas desses recursos.

SERVIÇO

SEMINÁRIO “DO PLANEJAMENTO À PRESTAÇÃO DE CONTAS” – Dias 22 e 23 de junho de 2017 no Auditório da Pós-Graduação em História (Av. da Universidade, 2762). Mapa: http://goo.gl/E078d4. Inscrições até o dia 20 de junho. Informações: (85)3055-3465.

Cine Ceará bate novo recorde de inscritos para as mostras competitivas
cineteatro-sao-luiz_pb_foto-chico-gadelha

 

O Cine CearáFestival Ibero-Americano de Cinema bate novo recorde de inscritos. Foram 1.113 filmes enviados para a seleção da Mostra Competitiva Ibero-Americana de Longa-Metragem e Mostra Competitiva Brasileira de Curta-Metragem da 27ª edição, que acontecerá em Fortaleza de 05 a 11 de agosto deste ano.

Do total de inscritos, 260 foram para a Competitiva de Longa-Metragem, seis a mais que em 2016, produzidos por 17 países. A quantidade de curtas-metragens também superou a edição anterior, passando de 712 para 853 filmes em 2017. Para a Competitiva Brasileira, o Festival recebeu inscrições de 25 estados e o Ceará participa da seleção com 97 produções. A data prevista para a divulgação dos selecionados é o dia 03 de julho.

O 27° Cine Ceará é uma promoção da Universidade Federal do Ceará, através da Casa Amarela Eusélio Oliveira, com apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, da Prefeitura Municipal de Fortaleza, via Secultfor, e do Ministério da Cultura, através da Secretaria do Audiovisual. A realização é da Associação Cultural Cine Ceará e Bucanero Filmes e conta com patrocínio de empresas públicas e privadas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (SIEC) e da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

SERVIÇO

27° Cine Ceará- Festival Ibero-Americano de Cinema

De 05 a 11 de agosto de 2017 em Fortaleza, Ceará.

Informações: www.cineceara.com.

E-mail: contatos@cineceara.com.

Tel: (85)3055-3465.

 

Últimos dias de inscrições para o 27° Cine Ceará
cine

 

O Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema recebe até o dia 07 de maio as inscrições para as mostras competitivas da 27ª edição, que acontecerá de 05 a 11 de agosto de 2017 no Cineteatro São Luiz, em Fortaleza, Ceará. As inscrições devem ser realizadas somente pelos canais online, que são o website do festival, através do preenchimento e envio eletrônico da Ficha de Inscrição, ou pela plataformawww.movibeta.com, onde o Festival está registrado com o nome “27º Cine Ceará”. O regulamento pode ser consultado no site www.cineceara.com.

Para a Mostra Competitiva Brasileira de Curta-Metragem podem concorrer trabalhos de curta-metragem de ficção, documentário, animação ou experimental, com duração máxima de 25 minutos, concluídos a partir de 2016, que não tenham participado do processo seletivo de edições anteriores do Festival. Os realizadores devem ser brasileiros ou radicados no país há mais de três anos. A prioridade na seleção será para obras ainda não exibidas no estado. Os selecionados vão disputar o troféu Mucuripe nas categorias de Melhor Curta-Metragem, Direção, Roteiro, Produção Cearense e Prêmio da Crítica. Mais detalhes devem ser consultados no regulamento.

A Mostra Competitiva Ibero-Americana de Longa Metragem é aberta a trabalhos de longa-metragem de realizadores da América Latina, Caribe, Portugal e Espanha, concluídos a partir de 2015, nos gêneros de animação, ficção, documentário ou experimental, com duração mínima de 60 minutos. Outras informações sobre os critérios de participação devem ser consultadas nas disposições gerais do regulamento. Na seleção desta mostra também serão priorizados filmes inéditos no Ceará.

Os selecionados vão concorrer ao Troféu Mucuripe nas categorias de Melhor Longa-Metragem, Direção, Fotografia, Edição, Roteiro, Som, Trilha Sonora Original, Direção de Arte, Ator, Atriz e Prêmio da Crítica. O Festival concederá também ao vencedor na categoria de Melhor Longa-Metragem um prêmio em dinheiro, em moeda brasileira, no valor equivalente a dez mil dólares americanos. O pagamento será realizado sob a forma de recurso para distribuição da obra no Brasil.

O 27° Cine Ceará é uma promoção da Universidade Federal do Ceará, através da Casa Amarela Eusélio Oliveira, com apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, da Prefeitura Municipal de Fortaleza, via Secultfor, e do Ministério da Cultura, através da Secretaria do Audiovisual. A realização é da Associação Cultural Cine Ceará e Bucanero Filmes e conta com patrocínio de empresas públicas e privadas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (SIEC) e da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

 

SERVIÇO

27° Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema – Inscrições abertas até o dia 07 de maio para as mostras competitivas desta edição, que acontecerá de 05 a 11 de agosto de 2017. Informações: www.cineceara.com. E-mail: contatos@cineceara.com. Tel: (85)3055-3465.

Curta-metragens de detentos são selecionados em festival nacional de Animação
anima-mundi

 

Três curtas-metragens realizados por internos do Sistema Prisional do estado foram selecionados para mostra no maior festival de animação do Brasil, o Anima Mundi. As produções foram realizadas durante oficinas do Núcleo de Cinema de Animação da Casa Amarela Eusélio Oliveira, UFC, em parceria com a Secretaria de Justiça e Cidadania do Ceará, em três unidades penitenciárias. Os filmes “A mais bela sonhadora”, “O X da questão” e “Oportunidade” compõem a mostra Futuro Animador 2017.

No total, 60 internos de três unidades – Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa, Casa de Privação Provisória de Liberdade Agente Elias Alves da Silva e Unidade Prisional Irmã Imelda Lima Pontes – participaram das formações. Durante as oficinas, com duração três dias, os participantes tiveram aulas teóricas e práticas que culminaram na elaboração dos três roteiros e, posteriormente, na realização dos curtas-metragens.

O sucesso das primeiras oficinas levou a CAEO/UFC e a Secretaria de Justiça a firmarem, ainda em 2016, um convênio para realização de um novo ciclo de formação em unidades prisionais do estado em 2017.

O Festival Internacional de Animação do Brasil, ou Anima Mundi, que acontece de 18 a 30 de julho, no Rio de Janeiro e em São Paulo, está na 25ª edição e é o maior festival do gênero da América Latina e um dos mais reconhecidos no mundo.

Confira os curtas selecionados:

 

Oportunidade

Link:  http://goo.gl/VVuSOa

Direção: Produção coletiva coordenada por Telmo Carvalho

Ano: 2016

Duração: 3 minutos

 

O X da questão

Link: http://goo.gl/3RJTSr

Direção: Produção coletiva coordenada por Telmo Carvalho

Ano: 2016

Duração: 4 minutos

 

A mais bela sonhadora

Link: http://goo.gl/y8DLNl

Direção: Produção coletiva coordenada por Telmo Carvalho

Ano: 2016

Duração: 4 minutos

Confira os exercícios da última turma de Cinema de Animação
joao_001_20_x1_0101

 

Mais uma turma de Cinema de Animação se encerrou em 2016.2. Durante o curso os alunos tiveram contato com diversas técnicas de Animação 2D, confira alguns dos exercícios produzidos pela turma durante o curso:

 

Animação 2d tradicional

Animação em Recorte

Animação em Claymation

Animação em Lightpaint

Animação em Pixilation

Divulgado calendário de cursos da CAEO em 2017.1
16251342_1400809236649288_908505852_o

 

A Casa Amarela Eusélio Oliveria, da UFC, abre, no próximo dia 13, inscrições para os cursos básicos de Cinema e Vídeo, Fotografia e Cinema de Animação.  Os cursos serão realizados no primeiro semestre de 2017. A taxa de inscrição é única, no valor de R$ 400,00.

Os interessados devem comparecer à secretaria da CAEO, à partir das 8h do dia 13, portanto originais e cópias do RG, CPF, além de uma fotografia 3×4. A idade mínima para os cursos de Fotografia e Cinema e Vídeo é de 16 anos, já para o curso de Animação é de 12 anos.

O valor da inscrição deverá ser depositado ou transferido, em parcela única, para conta bancária informada no ato da matrícula, administrada pela Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura, entidade de apoio da UFC.

Os programas abordam aspectos teóricos e técnicos do processo fotográfico. Serão ofertada três turmas de 32 vagas para Fotografia (manhã, tarde e noite); uma turma de 40 vagas para Cinema e Vídeo; e uma turma de 20 vagas para Cinema de Animação. Os conteúdos programáticos dos cursos estão disponíveis no link: www.caeo.ufc.br/pagina-cursos .

 

Serviço:

– Cinema e Vídeo

Inscrições: a partir de 13 de fevereiro (até preencher a turma);

2ª a 5ª, das 19h às 21h – 90h/aula (aprox. 15 semanas);

Início das aulas: 06/03 – Taxa única: R$ 400,00.

 

– Fotografia

Inscrições: a partir de 13 de fevereiro (até preencher a turma);

manhã: 3ª, 4ª e 5ª, das 10h às 12h – 60h/aula (aprox. 9 semanas);

tarde: 3ª, 4ª e 5ª, das 14h às 16h – 60h/aula (aprox. 9 semanas);

noite: 2ª, 4ª e 5ª, das 19h às 21h – 60h/aula (aprox. 9 semanas);

Início das aulas: 03/04 (noite) e 04/04 (manhã e tarde) – Taxa única: R$ 400,00.

 

– Cinema de Animação

Inscrições: a partir de 13 de fevereiro (até preencher a turma);

2ª a 4ª, das 19h às 21h – 90h/aula (aprox. 9 semanas);

Início das aulas: 20/04 – Taxa única: R$ 400,00