Projeto de ampliação da Casa Amarela é apresentado ao reitor da UFC
ft_200210_caeo2_gr-1-768x576

O projeto de ampliação da Casa Amarela Eusélio Oliveira foi apresentado na manhã desta segunda-feira (10/02) ao Reitor da Universidade Federal do Ceará, Cândido Albuquerque. Junto com a ampliação do equipamento, destaque para a criação do Memorial do Cinema Brasileiro. A ideia, inédita no Brasil, consiste em um museu digital interativo voltado para a sétima arte, com grande potencial educativo e turístico.

Para tratar da reformar e ampliação desse importante equipamento cultural da UFC, o reitor Cândido Albuquerque recebeu em seu gabinete o diretor da Casa Amarela, Wolney Oliveira, o secretário estadual da Ciência e Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, o secretário estadual da Cultura, Fabiano Piúba, os professores do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Design da UFC Romeu Duarte e José Sales, e o técnico em audiovisual da Casa Amarela, Nonato Neves.

Durante a reunião, Wolney Oliveira explicou que a proposta de ampliação da Casa Amarela prevê uma série de mudanças em sua estrutura, que passaria a ocupar uma área total de cerca de 8 mil metros quadrados, em um prédio vertical. O projeto contempla a construção de salas de aula, biblioteca especializada, incubadora de empresas juniores da área de audiovisual, sala de cinema completamente acessível a pessoas com deficiência, estacionamento, entre outras unidades.

 

Já o Memorial do Cinema Brasileiro será instalado em uma área de 1.100 metros quadrados. Trata-se da ideia de um museu digital e interativo, com telas de projeção contínua, nos moldes do que é visto no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo.

Com apoio da Secretaria da Cultura e da Secretaria da Ciência e Tecnologia e Educação Superior, a proposta da ampliação da Casa Amarela reforçar o potencial do chamado Corredor Cultural do bairro Benfica, onde também estão situados equipamentos como o Museu de Arte da UFC (MAUC), o Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno, o Conservatório de Música Alberto Nepomuceno, entre outros.

Apoio da universidade

O Prof. Cândido Albuquerque ouviu do grupo os detalhes da proposta e demonstrou apoio à ampliação da Casa Amarela, que atua no desenvolvimento do cinema e audiovisual no Ceará e no Brasil. “A Universidade e a sociedade precisam conhecer o valor de nossa Casa Amarela”, afirmou.

O reitor lembrou que tem se empenhado na captação de recursos para obras prioritárias da gestão, que incluem a conclusão de blocos didáticos, laboratórios e obras de acessibilidade nos campi da Capital e do Interior, e discutiu com o grupo alternativas de financiamento para a reestruturação da Casa Amarela.

De acordo com os secretários Fabiano Piúba e Inácio Arruda, estão entre possíveis fontes de recurso os editais públicos do Mecenato Estadual e da Lei Rouanet, além de emendas parlamentares e agências nacionais e internacionais de fomento à cultura, ciência e tecnologia.

Segundo o diretor da Casa, Wolney Oliveira, uma vez que a proposta foi aprovada pela Reitoria, o trabalho de captação de recursos será empreendido pela equipe envolvida para a elaboração do projeto executivo e, posteriormente, para a viabilização das obras.

Fonte: Casa Amarela Eusélio Oliveira

Assessoria de Comunicação da UFC.

CASA AMARELA ABRE INSCRIÇÕES PARA OS CURSOS BÁSICOS DE CINEMA E FOTOGRAFIA
CASA AMARELA APOIA CURTA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO
01-dsc04253

 

A Casa Amarela Eusélio Oliveira (CAEO) é um berço da animação no Brasil. Grandes animadores fazem parte da história da casa – nomes como Mariana Medina, Telmo Carvalho, Diego Akel, Levi Magalhães, Clayton Bochecha e Bárbara Cabeça. Lá, o Núcleo de Cinema de Animação (NUCA) mantém, há mais de trinta anos, a forte tradição de apoiar os profissionais da animação cearense. E, até hoje, quem entra na sala da truca* da CAEO pode notar que essa tradição continua viva.

Grudados nas paredes escuras, os storyboards** denunciam a nova empreitada. Varando horas, dias, meses, em um silêncio sagrado, Jeferson Hamaguchi, animador cearense, acompanhado do mestre da animação Josimário Façanha, realiza a pintura, quadro a quadro, da mais nova produção desenvolvida em parceria com a CAEO, o curta-metragem “Água de Pote”. O filme, que não segue um roteiro narrativo clássico, mostra a menina Alice, que tem seu fluxo da vida relacionado com o ciclo da água. Segundo Jeferson, o trabalho, além de discutir sobre o tema, é uma oportunidade para refletir sobre si mesmo e sobre o fluir da vida, demonstrando a postura zen do artista não só em seu método de trabalho, mas também na forma como encara o tema do projeto.

Formado no Curso Cinema de Animação da Casa Amarela Eusélio Oliveira, Jeferson tem os animadores Caroline Leaf e Aleksandr Petrov como referências na técnica de animação que utiliza: a pintura em vidro. Antes do curso, Jeferson já havia tido outras experiências, mas, segundo o artista, o curso lhe forneceu novas ferramentas estéticas e lhe trouxe a possibilidade de experimentar e aprimorar tal técnica, que já havia sido utilizada por ele no seu trabalho anterior, “Fátima”, 3º lugar no concurso “Água em Movimento” do Festival Internacional de Animação do Brasil – ANIMA MUNDI.

Seu atual trabalho, “Água de Pote”, está previsto para ser lançado no primeiro semestre de 2020 e tem o patrocínio do Governo do Estado do Ceará, através de lei de incentivo à cultura, tendo sido contemplado no XIII Edital Ceará Cinema e Vídeo. O artista afirma ainda que, além da estrutura da Casa Amarela Eusélio Oliveira, ele tem ao seu lado um companheiro de trabalho que é fundamental: o animador Josimário Façanha, professor do Curso Cinema de Animação da CAEO. Jeferson não só agradece pela presença do companheiro, como também cita o aprendizado inestimável, fruto do contato com esse artista, um dos muitos que, assim como Jeferson, contribuíram e contribuem para um cenário sempre vivo e profícuo da animação cearense.

*Equipamento de captação de animação tradicional.
**Série de ilustrações sequenciais que permitem a pré-visualização de um filme.

Texto e Fotos: Vinícius Alves
Revisão e Edição: Wagner Nogueira

CASA AMARELA ABRE INSCRIÇÕES PARA OS CURSOS BÁSICOS
arte-inscricoes-casa-amarela-02

A Casa Amarela Eusélio Oliveira (CAEO), equipamento da Universidade Federal do Ceará (UFC) está, a partir dessa segunda-feira (15/07), com inscrições abertas para os cursos básicos de Cinema, Fotografia e Cinema de Animação.

Os interessados devem comparecer à secretaria da CAEO, das 8h às 18h, portando originais e cópias do RG, CPF, além de uma fotografia 3×4.

Requisitos: a idade mínima para os cursos de Fotografia e Cinema é 16 anos, já para o curso de Cinema de Animação é 12 anos.

Valor: os cursos de Fotografia e Cinema de Animação têm uma taxa única de R$ 400,00 e o Curso Básico de Cinema tem uma taxa única de R$ 500,00.

Carga-horária, turmas disponíveis e data do início das aulas:

CINEMA| 150 horas/aula | Aprox. 12 semanas |
Noite: 2ª a 5ª, das 19h às 21h30.
Início das aulas: 09/09/2019

CINEMA DE ANIMAÇÃO | 60 horas/aula | Aprox. 10 semanas |
Tarde: 2ª a 4ª, das 14h às 16h
Início das aulas: 30/09/2019

FOTOGRAFIA | 60 horas/aula | Aprox. 10 semanas |
Manhã: 3ª, 4ª e 5ª, das 10h às 12h.
Tarde: 3ª, 4ª e 5ª, das 14h às 16h.
Noite: 2ª, 4ª e 5ª, das 19h às 21h.
Início das aulas: 09/09/2019 (noite) e 10/09/2019 (manhã e tarde)

SERVIÇO

Casa Amarela Eusélio Oliveira – UFC
Endereço: Av. da Universidade, 2591 – Benfica
Tel: (85) 3366 7772 / (85) 3366 7771
E-mail: caeo@ufc.br

Casa Amarela terá 4 filmes no Anima Mundi
filmes-anima-mundi-nuca

 

A Casa Amarela Eusélio Oliveira, equipamento cultural da Universidade Federal do Ceará, classificou quatro filmes realizados por seu Núcleo de Cinema de Animação (NUCA) para o maior festival de animação da América Latina, o Anima Mundi.

Os filmes foram: A vila (produzido no projeto Enel Compartilha Animação), A revolta do coqueiro e Garrafa mágica(produzidos em oficinas realizadas em escolas públicas), e História de pescador. Este último é resultado de trabalho de conclusão do curso básico de cinema de animação de Starlei Nascimento Costa.

A edição 2019 do Anima Mundi ocorrerá de 17 a 21 de julho, no Rio de Janeiro, e de 24 a 28 de julho, em São Paulo. Além de filmes de longa-metragem (quatro na categoria adulta e quatro na infantil), o Anima Mundi selecionou 295 filmes de curta-metragem, incluindo a categoria de filmes em realidade virtual, que farão parte das mostras competitivas e não competitivas da edição deste ano.

A lista completa dos filmes selecionados está disponível no site do festival.

Casa Amarela Eusélio Oliveira – fones: (85) 3366 7772 e 3366 7771

4° MAN: Inscrições prorrogadas
4º MAN - Mercado Audiovisual do Nordeste

 

Atendendo às solicitações de produtoras e de realizadores do audiovisual, as inscrições para o 4º MAN – Mercado Audiovisual do Nordeste, que acontece em Fortaleza de 25 a 28 de junho de 2019, foram prorrogadas até o dia 02 de junho. Os interessados podem inscrever até três projetos para as Rodadas de Negócios. Destes, dois podem ser inscritos, também, para os Pitchings abertos e um para o Encontro Ibero-americano de Coprodução.

Estão confirmados os players: Canal Brasil, GloboNews, Arte 1, Globo Filmes, Canal Curta, TV Record, Boutique Filmes, NBC Universal, Elo Company, Giros, 44 Toons, Bananeira Filmes, Moonshot Pictures e Glaz, que tem entre suas realizações o filme “Cine Holliúdy 2”. Outros players ainda estão confirmando presença.

A participação das empresas produtoras e realizadores no 4º MAN é uma oportunidade de apresentar novos projetos audiovisuais, como séries e filmes, de uma única vez para representantes de vários canais ou plataformas online de exibições durante os Pitchings, de viabilizar novos contratos nas Rodadas de Negócios, e novas parcerias no Encontro Iberoamericano de Coprodução. A curadoria é de Alfredo Manevy, ex-presidente da Spcine e exSecretário Executivo do Ministério da Cultura.

As informações e fichas de inscrição estão disponíveis no site www.mercadoaudiovisual.com.br. O Iate Plaza Hotel está com tarifa promocional para os participantes. Confira também no site do MAN.

O 4º MAN é apresentado pelo Ministério da Cidadania – Secretaria Especial da Cultura e do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE, que patrocina o evento junto com a Agência Nacional do Cinema – ANCINE e o Fundo Setorial do Audiovisual – FSA. É realizado pela Bucanero Filmes com apoio institucional da Agência de Desenvolvimento do Ceará – ADECE, da Câmara Setorial Audiovisual – CSA e da Universidade Federal do Ceará através da Casa Amarela Eusélio Oliveira. E conta com parceria da Brasil Audiovisual Independente – BRAVI.

SERVIÇO

4º MAN – Mercado Audiovisual do Nordeste – Inscrições prorrogadas até o dia 02 de junho para o evento, que acontece de 25 a 28 de junho de 2019 no BNB Passaré (Av. Dr. Silas Munguba, 5700, Passaré – Fortaleza/CE). Informações: www.mercadoaudiovisual.com.br. Contatos: organizacao@mercadoaudiovisual.com.br

28º Cine Ceará pega a estrada com curtas na bagagem
still-a-vila-01_maior

Quem disse que o Cine Ceará de 2018 terminou? Depois de uma extensa programação em agosto deste ano e uma pausa de três meses, o Festival Ibero-americano de Cinema volta às atividades com uma temporada pelo interior do estado. É o Cine Itinerante – 28º Cine Ceará, que acontece de 26 de novembro a 16 de dezembro com a exibição de curtas-metragens em 20 municípios do estado. Nesta circulação o público poderá conferir os seis curtas-metragens vencedores da edição deste ano e o curta do projeto Enel Compartilha Animação.

A circulação começa pela cidade de Maracanaú, no dia 26 de novembro. Ainda neste mês a mostra segue para Maranguape (27.11), Horizonte (28.11), São Gonçalo do Amarante (29.11) e Paracuru (30.11). Em dezembro o Cine Itinerante – 28º Cine Cearápassará por Beberibe (02.12), Fortim (03.12), Itaiçaba (04.12), Amontada (05.12), Acaraú (06.12), Granja (07.12), Quixeré (08.12), Limoeiro do Norte (09.12), Eusébio (10.12), Pacatuba (11.12), Sobral (12.12), Quixadá (13.12), Russas (14.12), Aquiraz (15.12) e Guaiúba (16.12).

Cine Itinerante – 28º Cine Ceará é financiado pela Secretaria do Audiovisual (SAV) do Ministério da Cultura, conforme Edital 05/2017. Parceria: SECITECE e CENTEC (Maracanaú, Maranguape, São Gonçalo do Amarante, Beberibe, Fortim, Itaiçaba, Amontada, Acaraú, Granja, Quixeré e Limoeiro do Norte). Apoio: Secretarias Municipais de Cultura de Horizonte, Eusébio, Pacatuba, Aquiraz e Guaiúba, e Campus UFC de Sobral, Quixadá e Russas.

OS FILMES

  • Nova Iorque, de Leo Tabosa (Melhor filme da Mostra Competitiva Brasileira de Curta-Metragem e Prêmio da Crítica/Júri Abraccine)
  • O Vestido de Myriam, de Lucas Rossi(Melhor Direção da Mostra Competitiva Brasileira de Curta-Metragem; Prêmio Olhar Universitário; Troféu Samburá – Melhor Curta-metragem; Prêmio Aquisição Canal Brasil).
  • Só Por Hoje, de Sabrina Garcia(Melhor Roteiro da Mostra Competitiva Brasileira de Curta-Metragem)
  • A Canção de Alice, de Barbara Cariry (Melhor Produção Cearense da Mostra Competitiva Brasileira de Curta-Metragem)
  • Plantae, de GuIlherme Gehr (Troféu Samburá – Melhor diretor de curta-metragem)
  • A Vila (de alunos do projeto Enel Compartilha Animação)

O 28º Cine Ceará é uma promoção da Universidade Federal do Ceará (UFC), através da Casa Amarela Eusélio Oliveira, com apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Lei Estadual Nº 13.811), do Ministério da Cultura, via Secretaria do Audiovisual, da Agência Nacional do Cinema (Ancine), do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secultfor. A realização é da Associação Cultural Cine Ceará e Bucanero Filmes. Patrocínio: SP Combustíveis, M. Dias Branco, Banco do Nordeste, Café Santa Clara e Indaiá. Agradecimentos: Enel e Oi.

Divulgados os selecionados para “Encontros com a Ancine” em Fortaleza
banner-2

 

Cem produtores e profissionais do cinema participarão de uma capacitação promovida pela Ancine para atender à demanda do mercado em conhecer as várias etapas por que passa um projeto audiovisual dentro da Agência. Em Fortaleza, a iniciativa conta com a parceria da Casa Amarela Eusélio Oliveira / Universidade Federal do Ceará, da Câmara Setorial do Audiovisual de Ceará / ADECE, da Conexão Audiovisual Centro-Oeste, Norte e Nordeste – CONNE, e do Banco do Nordeste.

A primeira rodada acontece em três cidades: Fortaleza, nos dias 22 e 23 de novembro; São Paulo, nos dias 26 e 27 de novembro; e Rio de Janeiro, nos dias 28 e 29 de novembro. Em Fortaleza, o evento acontece no Banco do Nordeste (Av. Dr. Silas Munguba, 5700 – Passaré, Fortaleza – CE).

No primeiro dia, o Coordenador de Prestação de Contas da Superintendência de Fomento, Maurício Bortoloti, falará sobre a nova execução financeira dos projetos audiovisuais. Serão apresentadas ferramentas que auxiliarão na gestão dos recursos públicos disponibilizados para a realização das obras, levando em consideração a legislação brasileira correlata, permitindo um novo olhar sobre o planejamento dos gastos inerentes ao projeto, e consequente otimização dos recursos neles empregados.

Na manhã do segundo dia, Alexandre Gianni e Daniel Mattos, ambos Especialistas em Regulação da Atividade Cinematográfica e Audiovisual, apresentam o FSA e o novo sistema de seleção nos editais para cinema e TV.

A primeira palestra da tarde é conduzida por Flavio Lira, sobre direitos na obra audiovisual,  noções sobre o arranjo jurídico da obra, conceitos e requisitos no que se refere à classificação de obras, como brasileira independente, com base na legislação.  Por fim, Denise Lezo falará sobre o acompanhamento de obras audiovisuais.

Com o objetivo de aumentar sua transparência e eficácia, o projeto  Encontros  com a  ANCINE  contempla    uma rotina de avaliação da qualidade – incluindo questionários  a serem feitos diretamente aos participantes, bem como o acompanhamento das  intercorrências entre o mercado (os projetos) e as análises de prestação de contas na Agência, antes e depois dos encontros. Dessa forma, poderão ser avaliados a clareza, a eficiência e o impacto real das apresentações realizadas.

 

LISTA DE PARTICIPANTES SELECIONADOS:

*em ordema alfabética

  1. Adriana Souza de Amaral Lima
  2. Afonso Celso
  3. Alana Maria Oliveira Queiroz
  4. Alessandra de Sousa Silva
  5. Alice Cristina De Araujo Nascimento
  6. Alisson Severino
  7. Allan Deberton
  8. Amanda Holanda Lima
  9. Amanda Pontes
  10. Ana Cristina Costa Barros
  11. Ana Larissa Bessa
  12. Ana Paula Rodrigues Rocha
  13. Anderson Silva Sousa
  14. André Barbosa Albuquerque
  15. André Dias
  16. Andréa Ribeiro
  17. Ângela Escudeiro
  18. Anísia Leitão Aguiar
  19. Bárbara Maia De Moura
  20. Carina Galvão Farias
  21. Carlos Eduardo Mesquita de Albuquerque
  22. Caroline Louise
  23. Clebio Viriato Ribeiro
  24. Daniel Abreu Diogo de Siqueira
  25. Daniel Aragão
  26. Daniel de Paula Aragão
  27. Danilo Mattos de Albuquerque
  28. David Aguiar
  29. David Lima Duarte
  30. Dayane Queiroz Moreira
  31. Diego Benevides
  32. Doug de Paula
  33. Emilson Sousa
  34. Enéias Façanha
  35. Eusélio Gadelha Oliveira
  36. Fabiano Farias de Medeiros
  37. Fábio Arruda
  38. Fernando de Abreu Leite
  39. Flavia Muluc
  40. Francisco Célio Vieira da Silva Filho
  41. George Henrique Almeida
  42. Glicia Gadelha Teixeira
  43. Gregori Fiorini Cunto Barbosa
  44. Helton Dantas Vilar
  45. Heraldo Cavalcanti Gomes De Freitas Filho
  46. Hugo Damasceno
  47. Íris Sodré
  48. Isaac Martins Pereira
  49. Ìtalo César Moreira de Aguiar
  50. Ives Albuquerque
  51. Iziane Filgueiras Mascarenhas
  52. Jailson Tavares
  53. Joana Lúcia Bocchini
  54. Josemary Macedo da Silva Araújo
  55. Juliano Smith
  56. Kamilla Medeiros Do Nascimento
  57. Kennya Mendes
  58. Keytiane Souza
  59. Lays Antunes
  60. Layson Galeno Lopes
  61. Leticia Menescal
  62. Lília Moema Santana
  63. Lu Lima
  64. Lucas de Oliveira Bezerra
  65. Luci Lacerda
  66. Luiz Carlos dos Santos Filho
  67. Luzia Gomes
  68. Márcio Câmara
  69. Marcos Antônio Monte Rocha
  70. Maria do Socorro Soares
  71. Mariana Braga Medina
  72. Marília Gabriela De Lima
  73. Marivaldakariri
  74. Mayara Magalhães Martins
  75. Natasha Silva
  76. Neil Armstrong Rezende
  77. Patrícia Holanda
  78. Paula Baía
  79. Paulo Amoreira
  80. Priscylla Mesquita
  81. Roberto dos Santos Silva
  82. Roberto Reial Linhares
  83. Robson Bezerra do Nascimento
  84. Rômulo dos Santos Sampaio
  85. Rúbia Mércia de Oliveira
  86. Sabina Colares
  87. Salomão Santana
  88. Samara Araujo Cabral
  89. Sarah Eveline de Sousa
  90. Shinaua do Vale Coelho
  91. Suzana Figueira Silva
  92. Talyta Magno Nunes de Sousa
  93. Tatiana Soares Gonçalves
  94. Ted Rafael Araujo Nogueira
  95. Thiago Veras
  96. Victor Alves
  97. Vita Maria Moreira Christoffel
  98. Viviane Mesquita
  99. Wagner Nogueira Lima
  100. Yuri Pereira Machado

 

PROGRAMA DO “ECONTROS COM A ANCINE”

Fortaleza – Local: Mini auditório do Banco do Nordeste (Av. Dr. Silas Munguba, 5700 – Passaré, Fortaleza – CE)

Dia 1 – 22/11

Palestrante: Maurício Bortoloti, Coordenador de Prestação de Contas

Manhã – 9h

– Apresentação do novo modelo de execução de despesas;

 

Tarde – 14h

– Movimentação de recursos próprios/contrapartida

– Documentos hábeis para comprovar a execução de despesas

– Ressarcimento de despesas – internas e externas

-Coexecução

– Remanejamento interno de itens orçamentários

– Redução do valor global aprovado

– Congruência de informações: Financeiras; Apresentação do STR; Cumprimento do objeto; e Coprodução internacional

 

Dia 2 – 23/11

Manhã – 9h

Palestrantes: Alexandre Gianni e Daniel Mattos, Especialistas em Regulação da Atividade Cinematográfica e Audiovisual

– Seleção: Novo sistema de suporte seletivo: concurso produção cinema; Fluxo cinema, fluxo TV; Sistema de pontuação automática, avaliação de roteiro

– As linhas e o Sistema de suporte Automático: Desempenho artístico; Desempenho comercial cinema; Desempenho comercial TV, VoD; Conta automática; Regulamento da proposição  de  investimentos

– Contratação: Regulamento para a contratação; Fases da contratação

– Acompanhamento: Fases do acompanhamento

 

Tarde (1 ª parte) – 14h

Palestrante: Flavio Lira, Especialista em Regulação da Atividade Cinematográfica e Audiovisual

– Direitos na obra audiovisual e noções sobre o arranjo jurídico da obra;

– Conceitos e requisitos no que se refere à classificação de obras como brasileira independente, com base na legislação – inclusive MP da Ancine (MP 2.228-1/2001) e Lei do Audiovisual (Lei 12.485/2011), bem como normativos da Agência: IN 91/2010, de classificação de agentes econômicos, e IN 104/2012, que trata de registro de obra audiovisual não publicitária brasileira.

 

Tarde (2ª Parte) – 15h30

Palestrante: Denise Lezo, Especialista em Regulação da Atividade Cinematográfica e Audiovisual

– Normativos aplicáveis à aprovação e acompanhamento de projetos (Leis de Incentivo, MP 2.228-1/01, INs 125, 124, 116, 104 e 130); Fluxo e estrutura da ANCINE (relativos ao acompanhamento)

– Sistemas (Sistema Ancine Digital/Sanfom);

– Projeto e Orçamento (Desenvolvimento, Produção e Comercialização, Tipologia, Objetos financiáveis, Tipos de Orçamento, Itens financiáveis e Contrapartida)

– Análise Complementar / Orçamentária (incluindo FSA)

– Acompanhamento da Execução Física do projeto

– Alterações Técnicas (escopo), Remanejamento interno e Redimensionamento

– Prorrogações

– Logomarca Obrigatória

– Depósito Legal

 

Serviço

“Encontros com a Ancine”, Fortaleza – Dias 22 e 23 de novembro.

Local: Banco do Nordeste, Av. Dr. Silas Munguba, 5700 – Passaré, Fortaleza – CE.