A celebração dos 50 anos da Casa Amarela Eusélio Oliveira (CAEO) não poderia acontecer sem uma homenagem às fotógrafas e fotógrafos que contribuíram com nossa história. Por isso, apresentamos um novo ciclo de exposições eletrônicas da CAEO: o REVELA 50 – uma iniciativa que contempla estudantes, professores e colaboradores com relação profícua com a casa. As edições do evento serão disponibilizadas no site da CAEO, em exposições que compilarão a obra do artista para o público visitante.
Iniciamos, assim, homenageando Celso Oliveira com uma seleção de 50 fotos que oferece um panorama dos seus mais de 40 anos de trabalho: a exposição “Habitantes”.
Nascido no Rio de Janeiro, Celso adotou o Ceará como moradia e como habitante de seus enquadramentos. Através de suas lentes, ajudou a elaborar a imagem do nosso estado para o mundo, expondo na Alemanha, México, França e Holanda, além de integrar o acervo do Houston Center of Photography (EUA) e do MAM (Museu de Arte Moderna – SP). Celso é ainda curador convidado da Varanda Fotográfica Maurício Albano.
IMERSÃO: antes de iniciar a jornada pelas veredas fotográficas de Celso Oliveira, marcadas pelas diversas vivências, ritos e festejos da nossa terra, escute o belo depoimento do fotógrafo – que nos apresenta a exposição “Habitantes” enquanto reflete sobre suas paixões, percepções e relação com a Casa Amarela Eusélio Oliveira – e se deixe levar pela trilha-sonora que o acompanhará.